GENÉTICA

A Genética ou ciência da hereditariedade é considerada um dos ramos mais importantes da Biologia.  Podemos descrever a Genética como uma fonte de palavras e termos irritantes para alguns e um passatempo interessante e fascinante para outros, no entanto, se queremos conhecer mais acerca do milagre das mutações, precisamos de ter conhecimentos básicos de Genética quando  aprofundamos a criação de Aves.

 

 A hereditariedade é controlada por factores hereditários, referidos como  genes que passam de pais para filhos.  Cada característica  (cor dos olhos, cor da plumagem, sexo, etc.) é determinado por um par de genes.  Se os genes desse par são iguais, o pássaro toma a designação de homozigótico para esse característica. Se os genes desse par são diferentes o pássaro toma a designação de heterozigótico para esse carácter e os genes denominam-se Alelos.

 

 

MUTAÇÃO


Quando se dá a divisão celular em condições normais, a informação genética é passada intacta de célula para célula de geração em geração. Antes da célula se dividir, cada cromossoma dá origem a outro cromossoma inteiramente semelhante, com os mesmos genes dispostos seguindo a mesma ordem, visto que cada molécula de ADN produz uma cópia exacta de si mesma.

 

 Quando a célula se divide em duas células, os cromossomas separam-se dos seus duplicados recém formados e cada uma das células filhas recebe o mesmo número e os mesmos tipos de cromossomas e genes. Este processo de duplicação dos cromossomas e dos genes é, geralmente, rigorosamente preciso, porém, uma vez por outra, ocorre um erro. Por razões que ainda não estão suficientemente esclarecidas, um gene sofre por vezes uma alteração química, de tal modo que o novo gene não é exactamente igual ao anterior – Um nucleotídeo é inserido em vez de outro, ou é suprimido da molécula de ADN…

 

 Qualquer destas situações modifica a molécula do ácido nucleico, deixando de ser uma cópia do original. Por conseguinte a mensagem genética escrita no alfabeto dos nucleotídeos modifica-se. Este processo de mudança genética, devido á alteração de um gene, recebe o nome de mutação genética. Esta alteração produz um genótipo (composição do gene) completamente diferente dos genótipos originais. O resultado pode ser um pássaro sem condições de sobrevivência ou um pássaro saudável completamente diferente.

 

Quando um pássaro adquire um novo visual (fenótipo) e consegue passar o seu código genético aos seus descendentes, estamos perante o aparecimento de uma nova mutação.

 

 Em conclusão podemos dizer que uma mutação é um desvio genético da forma original do pássaro.

 

 

 

MUTAÇÕES NOS AGAPORNIS ROSEICOLLIS

 

As mutações nos Agapornis Roseicollis diferem pela forma como são transmitidas aos seus descendentes e pela alteração que produzem nas crias. A terminologia ainda é algo confusa, mas vou usar aquela com a qual eu mais me identifico.

 

As principais mutações são:

 

Aqua

Turquesa

Arlequim Dominante

Pale Headed

Ino

Pálido

Canela

Opalino

Cara Laranja

Marbled

Arlequim Recessivo

Dilute

Bronze Fallow

Pale Fallow

Violeta

Factor Escuridão

 

 

Quanto à Forma de Hereditariedade (transmissão):

 

Recessivas

 

Aqua

Turquesa

Ino

Pálido

Canela

Opalino

Cara Laranja

Marbled

Arlequim Recessivo

Dilute

 

Bronze Fallow

Pale Fallow

 

 

            

Dominantes 

 

Arlequim Dominante

Pale Headed

Violeta

Factor Escuridão

 

 

Ligadas ao Sexo

 

Ino

Pálido

Canela

Opalino

 

Quanto ao Tipo de Mutação (o que é alterado):

 

Mutações da Melanina

 

Ino

Pálido

Canela

Opalino

Bronze Fallow

Pale Fallow

 

            

Mutações da Psitacina

 

Aqua

Turquesa

Cara Laranja

Pale Headed

Opalino

 

Alteração na Distribuição da Melanina

 

Marbled

Arlequim Recessivo

Arlequim Dominante

Opalino

Dilute

 

 

Alteração na Estrutura das Penas

 

Violeta

Factor Escuridão